segunda-feira, novembro 13, 2006

À descoberta de novos caminhos...


Hoje apetecia-me voar, contactar com outras pessoas, com outra cultura,com algo diferente, mas para onde? O Globo estava ao pé de mim, nada como uma escolha ao acaso.
O globo gira gira gira gira até que começa a abrandar e acaba por parar.Vamos lá ver para onde me irá levar! Que engraçado,a zona do México. Algo que apenas eu e só eu sabia, é que este globo era especial,era um globo que me levava até ao passado, a conhecer as brilhantes civilizações que existiram no nosso Mundo e histórias que na maioria das vezes nem os arqueólogos sabiam.Eram tão boas estas expedições.A mochila já estava pronta para eu partir em mais uma aventura. Uma força atrai-me para o globo e de repente cabum!!!!
Esqueci-me de contar que eu tinha alguém à minha espera nestes sítios por onde viajava, por sua vez foi ele que me ofereceu o globo.Era o "tio" H, um mestre na História.Quando cheguei ao destino devido lá estava ele á minha espera.Eu sabia que estava algures pelo México,e a minha pequena cultura dizia-me que era naquela zona que tinha existido a civilização Maia.O "tio" H confirmou a minha suspeita.Estava tão feliz. Como o "tio" H diz " História aqui vamos nós por caminhos brilhantes onde ficamos mais cintilantes".O "tio" H começou por fazer uma pequena introdução sobre a nossa visita :"Minha cara, mais uma vez aqui estamos nós , à descoberta de novas culturas,de novas pessoas, de novos valores e de novos horizontes. Os Maias são fundadores de uma civilização evoluída que se estendia pelos actuais estados mexicanos de Yucatán e de Chiapas e pelas Honduras e a Guatemala. No entanto o abandono das suas cidades continua um mistério. No meio de densas florestas tropicais podemos encontrar cidades brilhantes com uma complexa arquitectura. A mais famosa cidade é a de Tikal .A população era na sua maioria agricultor, com as cerâmicas poderás verificar a habilidade que os seus artesãos possuem. Aqui desenvolveu-se o primeiro sistema de escrita da América pré-columbiana. No coração de Tikal podes encontrar um vasto pátio rectangular destinado a ritos religiosos,do outro lado pirâmides de degraus dos quais o mais alto atinge setenta metros."Eu estava em Tikal,eu estava a ver monumentos completamente brilhantes,sempre admirei as fotografias que via, mas estar ali ao lado...não há comparação.como é que uma civilização tão brilhante pode ter desaparecido?"Objectiva como sempre,a paragem na construção dos monumentos religiosos ou políticos é o primeiro sinal de decandência dos Maias. A população começou também a diminuir, em finais do século IX não existem vestígios de habitantes na cidade."
O "tio" H contou-me que há quem diga que o que podia ter levado a este declínio foram revoltas camponeses que levaram ao fim do poder político e religioso.Por entre aquela densa floresta tropical estive a contactar com uma cultura tão interessante,conheci um artesão que me ensinou a fazer uma estátua brilhante. Aprendi a decifrar os seus hieróglifos, sim é que poucas pessoas os sabem decifrar, sou uma sortuda!!Ainda ajudei na plantação de feijão,da abóbora,do milho...
Mas o melhor foi quando me encontro no meio de centenas de pessoas que estão a construír uma daquelas grandiosas pirâmides.Incrível!!!!!!
O "tio" H faz-me sinal e promete-me que um dia voltaremos e ficamos mais tempo, quem sabe possamos ajudar a que esta civilização se consiga manter.

10 Comments:

Blogger FG said...

"Os Maias"!!! Muito bem... deve ser uma viagem espectacular... fazer uma viagem pelas "cidades Maias"... Boa Ideia!!!

9:22 da tarde, novembro 13, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Hum. interessante. De certa maneira, se fores agora ao mexico tb fazem plantações... e grandes... Se um dia for lá não é pra ver monumentos. viva tequila e as mexicanas XD

9:48 da tarde, novembro 13, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Bem...k grande aventura...
Eu bem gosto destas aventuras no meio da imensa historia do nosso mundo...
Esta aventura ta muito gira e deixa-nos viajar um pouco ate ao México...
Xpero k continues a xcrever..pk alem de xcreverx bem xkolhes um tema k eu tb gosto muito...a historia...
Fico a xpera de mais...
Beiju do seu cunhadinhu para esta amante de historia =)

10:49 da tarde, novembro 13, 2006  
Anonymous Anónimo said...

ixu mesmo mariana...lol continua a postar mais textos teus...lol tens jeito pa koixa:p

8:03 da tarde, novembro 14, 2006  
Anonymous Anónimo said...

queres que eu repita o que toda a gente ja disse? que tens imenso jeito e que os teus textos me fazem viajar?!..
queres queres queres??
mas eu nao vou dizer..
vou t dizer que acho que sim!
acho tudo isso..
mas principalmente acho uma coisa que nao sei bem o que é..
e que ja me baralhei..
esta cena de escrever comments nao é comigo!

GOSTEI! :)

8:15 da tarde, novembro 14, 2006  
Anonymous Anónimo said...

doida...eu cnfexo, n li o texto todo prk to xeinha d prexa, mas acredito k o texto tá optimo! já t dixe k tu prcebx bue disto...=D
BjO piminha

9:29 da tarde, novembro 14, 2006  
Blogger meddows said...

Maias e tal...andas a escrever fixe ;) E tou de acordo com o tó...Bibá tequila e as mexicanas! :D

8:13 da tarde, novembro 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

bem...ja nao ha volta a dar-lhe!!!.
a menina foi feita pa nos contar estas suas historias!!...fruto da sua grande imaginação!!....e como n podia deixar de ser...o tio "H"..tem de estar sempre metido na coisa!!!..(LOOL)
e agora perguntamos nos, km é esse??...
a rsposta é + do k obvia...H-I-S-T-Ó-R-I-A!!..há algo mais evidente??...nah...claro k nao!!
bem...viagens, novos "mundos", mt diversao...é tudo o k o pessoal anda a precisar e so a nossa "contadora de historias" , nos podia dar esse praxer, nem k sejam em simples palvras imaginárias!!
o k nos keremos msm...é k a senhora continue a escrever e a imaginar tao bem como tem feito ate agora!!lool
thanks!! :D
gnds bjs para a nossa "ESCRITORA DE SERVIÇO"!!!

9:02 da tarde, novembro 15, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Bem, este não é um tema que me agrade de forma substancial. Na verdade as civilizações pré-colombianas não me fascinam minimamente. Apesar disto, continuo a admirar as tuas histórias, a forma como pareces divertir-te imaginando povos já desaparecidos. Continua, não apenas porque é sempre um prazer ler o que escreves, mas também porque ao escreveres estás a desenvolver as tuas capacidades e e a consolidares os teus conhecimentos. Fico à espera da próxima História.

7:40 da tarde, novembro 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

12:57 da tarde, janeiro 10, 2010  

Enviar um comentário

<< Home