segunda-feira, novembro 20, 2006

Por entre ruínas....


Mais um feriado à vista, 1 de Novembro – dia de todos os Mortos.
Algo me dizia que um dia especial se aproximava. Antes de me deitar olho para o meu globo e vejo que ele está a sorrir para mim, ou seja, mais uma expedição a caminho. Deito-me feliz da vida e ansiosa para que a noite passe rapidinho para ver para onde é que o "tio" H me leva, sim era a vez de ele escolher.
Acordo com o Sol brilhante e com uma melodia muito engraçada dos meus amigos pássaros, eram uma espécie de despertador nestes dia de expedição. O dia estava bonito, sorridente.
Aquela força do globo estava a tornar-se intensa, lá estava eu a ser "sugada".
O "tio" H à minha espera, e desta vez o sítio não me era estranho, parecia-me Mosteiro dos Jerónimos.
"Sim, estamos mesmo em Lisboa mas não podemos estar muito tempo aqui parados, porque mesmo podendo viajar no tempo isso não significa que não soframos as consequências caso algo de mal aconteça. Penso que já deves ter descoberto que hoje vais estar no Terramoto de 1755.Como já podemos estudar o terramoto teve início depois das 9/30 da manhã. São 8 horas, temos tempo para vermos Lisboa e de nos refugiarmos."
Assim foi. Lisboa tinha muitos edifícios que estavam degradados e por entre a desgraça humana muitas pessoas sobreviviam devido à "esmolinha" que lhes era dada. Muitas pessoas acolhiam-se à porta de conventos, onde era distribuída a "sopa dos pobres".
O "tio" H explicou-me, eu já o sabia, que durante o governo de D. João V e não só se esbanjou muito ouro vindo do Brasil. Era bonito lá fora dizer-se que tínhamos dinheiro através das paradas, de toda a magnificência de D. João V, mas isso ainda dava pano para mangas. A cidade de Lisboa estava numa grande azáfama, as igrejas estavam cheias."Era bom se pudéssemos ficar a assistir a estas cerimónias, ia ser interessante, íamos descobrir novas coisas e por sua vez muito interessantes. No entanto, vamos até à ermida do Alto de Santo Amaro, lá vai haver uma espécie de ritual da maçonaria e lá estamos a salvo."O "tio" H tinha tudo planeado, nunca me levava para algum sítio sem o ter analisado primeiramente. Este ritual começa com cânticos e louvores em latim, numa capelinha. A mim só me dava vontade de rir, latim! Aquilo era chinês.
Pouco tempo depois um estrondo ecoa nesta capelinha. O "tio" H olha para mim e diz "Prepara-te, o espectáculo vai começar!".Lá do alto conseguíamos ver edifícios a desmoronarem-se. Por um momento a Terra parou, mas o mar atacou! O mar estava furioso, destruiu tudo o que se meteu no seu caminho e daí começaram muitos incêndios. A maioria dos fiéis tinha sido esmagada pelas ruínas das igrejas.
" "tio" H, mas e a família real?" " A família real sobreviveu, por sorte ficou a dormir nas Reais Casas de Campo de Belém , e como sabes a zona de Belém foi a que mais resistiu a todo este incidente"
O "tio" H, decide então descer da ermida e irmos ver os escombros. Lá fomos nós, eu tinha água e comida na minha mochila, havia muitos feridos, ouviam-se gritos por todo o lado, uma autêntica cena de terror. Ajudámos algumas pessoas, e vimos que numa manhã tudo mudo.
Tínhamos chegado ali há poucas horas e de um momento para o outro tudo está diferente.
Perderam-se bonitos edifícios mas Lisboa, após a reconstrução de Pombal, ficou bonita.
O "tio" H, disse que já estava farto de mortos, feridos e deste clima assustador.
Aquela imagem da ermida do Alto d Santo Amaro dificilmente nos sairia da cabeça.
O mar, se não se tivesse revoltado talvez não houvesse tanta destruição, se não fosse dia de finados, não haveria tanta concentração de pessoas e talvez não tivesse havido tanta morte.
O "tio" H antes de dizer adeus a Lisboa prometeu-me que a próxima expedição seria mais divertida, que iria entrar muita água. Sou novamente "sugada" para o meu quarto, onde chego cansada e um pouco aterrorizada com o que viu. Mas a História é assim mesmo, cheia de acontecimentos que nos deixam a pensar, cheia de histórias que nos fazem delirar e esperar por mais e mais e onde a palavras "descobrir" e "viajar pelo tempo" nos fazem sonhar.

13 Comments:

Blogger meddows said...

Mais uma das tuas viagens no tempo... :P

10:10 da tarde, novembro 20, 2006  
Blogger FG said...

Bem... desta vez foi o terramoto de 1755... já lá vão 251 anos. Imaginação não te falta... podias ter escolhido outro feriado... Por exemplo o 1º de Dezembro que comemora o pontapé que nós demos no cú dos Espanhóis.
Mas continuo na minha ainda vias tirar lugar ao Cromo de Saramago!!
Continua se à tanto palhaço a publicar merdas sem interesse nenhum e sem qualidade porque não poderás tu publicar um dia destes as tuas historia passadas com o "tio H"

10:39 da tarde, novembro 20, 2006  
Blogger FG said...

Escreves muito bem... Tomara muitas coisa que para ai se lêm ter uma escrita tão boa como a tua... cotinua...

bjs

10:41 da tarde, novembro 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

so pa mndar um bjinho à mnina k n tem mais nada pa faxer sn escrever...escrever...escrever....loooool
BjO

11:42 da tarde, novembro 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tou a começar a ficar fã das tuas escritas....
Eu como sou igualmente amante de historia e de aventura adoro os teus textos e a forma como tu xcreves..
Mais uma vez peço para k xcrevas mais e k nos deixes levar durante um pouco k seja tão longe...a tempos tão marcantes na historia..
Ahh...e um dia tens de ir a Lisboa...Akela cidade é linda mesmo =)
Beijinhu do teu cunhadinhu...
Até a proxima xtoria =P

12:17 da manhã, novembro 21, 2006  
Blogger MZKY said...

oh cunhadito, eu adoro lisboa! :)

7:26 da manhã, novembro 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

concordo com um coment k diz k tomara mta coisa que para ai se lêm ter uma escrita tao boa como a tua...lol tem mta razao...realmente ja nao se escrevem coisas tao boas como tu escreves...xeira-me k inda vamos ter uma bela escritora num futuro proximo...lol eu compro logo o teu pimeiro livro e todos os k escreveres...continua...pa frente é o caminho...
bjinhux gandes
candida

4:30 da tarde, novembro 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

nada como uma "auguinha" pra limpar as ruas de lisboa... miuda, quando fores pra essas viagens leva roupa da altura, senão inda és victima da caça ás bruxas :P

6:00 da tarde, novembro 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

E o premio nobel vai para ................ Mariana Gomes (a sandes de morango)! eskreves super bem (desde k na digas mal d mim!).

Quanto tiveres inxpirada tem k me por numa dexax tuax aventurax. =P
Jokkitaxx

PS- xempe k tiveres uma hixtoria nova... avixa!!!

1:26 da tarde, novembro 22, 2006  
Anonymous Anónimo said...

oi... ja comentei os texto quase tds e n tnh mt a dixer ... mas é mais um pensamento "inedito"...bjs

7:43 da tarde, novembro 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Desta vez o Grande Terramoto. O tema tem tanto de interessante como de polémico, na medida em que o que se sabe é muito pouco comparado com o que se especula. só para imaginares há relatos que falam em 7 ou 8 mil vítimas mortais e outros que referem 100 mil.
Contínuo a achar que escreves bem e tens uma óptima imaginação, que te permite não apenas pensar nos assuntos da história, tal como os conhecemos, mas também imaginá-los.
Continua com as aventuras do "Tio H", mas não te esqueças que é tão importante saber e imaginar como foram os acontecimentos passados, como saber transmiti-los, não apenas de forma, mais ou menos, fantasiada, através da máquina do tempo, mas também analisálos, como homens e mulheres do século XXI.

7:26 da tarde, novembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

"analisá-los". Assim está melhor!!!

7:28 da tarde, novembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

bem, nao te coneco bem, mas pa seres amiga da minha sra, es de certeza boa rapariga xD...mas como ja deu pa ver e ta aos olhos de tds, escreves msm mt bem. continua! ;) beijo pra si oh cunhada xD

8:38 da tarde, dezembro 01, 2006  

Enviar um comentário

<< Home