quarta-feira, abril 29, 2009

Preto no branco


Águas turvas e turbulentas aquelas que correm por onde passo. Dia de névoa, dia de frio. Não quero acordar nem lutar por dias como estes. Dias penosos, cinzentos, insípidos, amargos. O verde e os seus nuances juntamente com o florido desejado não existem. Vou deambulando serra a baixo em busca da suposta vida. Busco água que me tire a sede, comida que sacie a minha fome. Chego à cidade e não há nada, ninguém. Corro sofregamente pelas ruas da calçada farejando o odor humano e a civilização. Escorrego no chão molhado e caio. Sinto uma força a pôr-me de pé. Mãos fortes e amigas que amparam da queda, do precipício e do abismo. A agitação das ruas, a melodia citadina, os sons disformes, a paisagem outrora de arquitectura uniforme revela-se como um panóplia de cores, formas e sentidos. Uma complexa construção e evolução elaborada pela mente complexa do simples ser. Estilos quase inconfundíveis que destacavam as características autóctones, escondem-se agora detrás dos arranha-céus e edifícios de metal. As ruas onde as crianças brincavam dias inteiros são agora ocupadas por idosos que passeiam e descansam por parques e jardins. O amontoar de carros e de multidões a correr para o metro e para o trabalho, tornam as cidades frias.
Eu, vou observando este congelamento contínuo da nossa sociedade e das relações estabelecidas pelo ser. Apercebendo-me da descaracterização das sociedades, do emergir do sombrio à superfície.

4 Comments:

Blogger Unknown said...

"Sinto uma força a pôr-me de pé. Mãos fortes e amigas que amparam da queda, do precipício e do abismo." Frase marcante. :)

5:17 da tarde, abril 29, 2009  
Blogger FG said...

Bem "mãos fortes e amigas que amparam da queda"??
Que terá sido??
Tenho que conhecer...
Nestes dias é dificil aparecer alguem assim...

4:56 da tarde, abril 30, 2009  
Blogger Neo said...

uma Mariana mais cinzenta?
gostei...apesar de mais real. É frio, cru. Estranho mas ultimamente também me tem dado para o cinzentismo...
Vi-te de fugida há tempos. 'foge foge bandida!'
espero que esteja tudo perfect
aquele abraço
[mas que raio de comentário fiz, enfim]

10:29 da tarde, maio 12, 2009  
Blogger João Paulo Félix - O dia a dia... Os poemas e reflexões de uma vida... said...

Texto com uma mensagem muito interessante e que se torna profunda pela linguagem muito criativa utilizada.

Fica bem, beijos grandes...

João

9:50 da tarde, maio 14, 2009  

Enviar um comentário

<< Home