terça-feira, agosto 11, 2009

A dureza da sombra e a leveza do ser...


Sombra por onde vou caminhando, sombra que ampara o meu desespero. Caminho pela terra que vai seguindo as minhas pisadas, que mesmo em dias de tempestade não deixa que elas desapareçam. Esta terra que não é minha quer que eu seja dela. As raízes estão profundas e bem presas. A sombra que me segue, ou melhor, que aqui me amarra começa a ficar sem forças para me segurar. Os olhares adensam-se em torno da minha pessoa. Interrogações, discriminações, repreensões. Muito se julga, muito se fala. Julgar sem saber, sem ter fundamentos para o fazer. Vivem na ilusão de ser alguém com cabeça, com preceitos constituintes do ser pessoa. Este ser pessoa dá cabo de mim. Creio que a leviandade possui o comum dos mortais, a preguiça também. Sentadinho no sofá, com as pernas pousadas na mesa que fica no centro da sala, e ver televisão, ou dormir, ou ler as belas das revistas que por aí todos compram. É, preguiça. A cobiça, os mexericos, o disse que disse, e o olhar de lado para tudo e para todos. Os actos que possam parecer irreflectidos, por vezes muitíssimo cogitados e tidos como errados, são vistos sem a análise de um olho que realmente vê. Esta gente, que anda na ribalta e tida como coerentes andam na vida, e os outros é que caminham na sombra. Sombra que é uma realidade análoga à deles, uma realidade transcendental e incompreendida por esta gente comum e que com pouco se contenta. Gente leve, gente que voa ao sopro do vento. Leveza que a muitos importuna e não deixa viver.

5 Comments:

Blogger FG said...

Mais um bom texto... Mas tenho saudades do prof. H, que é feito dele? Será que se Reformou?

3:22 da tarde, agosto 12, 2009  
Anonymous Mariana said...

Hum... engraçado como consegues escrever de acordo com o q penso e com o meu estado de espirito... O texto tem mesmo a ver com os últimos acontecimentos da minha vida :-s tu sabes...

11:29 da tarde, agosto 23, 2009  
Anonymous PINS said...

Bom texto Mariana! =)

É a realidade dura e crua...

Um beijinho

5:06 da tarde, setembro 01, 2009  
Anonymous Anónimo said...

smpre fantastico* se nao fosse dura o ser também nao tinha piada*

goto de ti <3

monica

2:43 da tarde, setembro 03, 2009  
Blogger João Paulo Félix - O dia a dia... Os poemas e reflexões de uma vida... said...

Olá
Um texto muito interessate e que reflecte actos quotidianos do ser humano banal.

Um texto muito imaginativo que nos consegue dotar da capacidade de visionar os actos do mesmo.

Go on

Parabéns, beijos grandes

João para ti - "Jonas"

11:41 da tarde, setembro 14, 2009  

Enviar um comentário

<< Home